Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Incentivando Sempre.
  
   Se tem uma coisa que eu gosto pra caramba, é de incentivar as outras pessoas no amor pela poesia. Recentemente, postei um poema do Gullar, mas nem todos sabem quem é o Ferreira Gullar.    Então, sempre irei postar uma breve biografia de vários poetas, para que vocês (os que ainda não conhecem) possam passar a conhecer. E quem sabe até virar fã de muitos deles, assim como eu.


Aí vai um pouquinho sobre o Ferreira Gullar:

  José Ribamar Ferreira, conhecido como Ferreira Gullar, nasceu em 10 de setembro de 1930. A respeito de seu nome, o poeta declarou: "Gullar é um dos sobrenomes de minha mãe, o nome dela é Alzira Ribeiro Goulart, e Ferreira é o sobrenome da família, eu então me chamo José Ribamar Ferreira; mas como todo mundo no Maranhão é Ribamar, eu decidi mudar meu nome e fiz isso, usei o Ferreira que é do meu pai e o Gullar que é de minha mãe, só que eu mudei a grafia porque o Gullar de minha mãe é o Goulart francês; é um nome inventado, como a vida é inventada eu inventei o meu nome".
  É poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta. Maranhense da cidade de São luiz (capital do maranhão), Gullar começou os seus estudos no Jardim Decroli, em 1937. Quatro anos depois, matriculou-se no colégio São Luís de Gonzaga, onde não chegou a terminar o ano letivo. Em 1943, ingressa na escola técnica de São Luís. Deixa os amigos um pouco de lado e começa a dedicar-se à leitura de livros da Biblioteca Municipal e a escrever poemas.
  No ano de 1945, escreve uma redação sobre o ''dia do trabalho''. Recebe nota 95 e inúmeros elogios por seu texto. Não conseguiu a nota máxima por causa dos erros gramaticais que cometeu. Então, passa a se dedicar ao estudo das normas da língua. Essa redação foi a inspiração do Soneto ''O trabalho'' que foi o primeiro poema de Ferreira Gullar publicado no jornal ''O combate'', de São Luís, em 1948. Torna-se colaborador do ''Diário de São Luís, também em 48, e locutor da Rádio Timbira.
  No ano de 1949, publica seu primeiro livro de poesia ''Um pouco acima do Chão'', com recursos próprios e com o apoio do Centro Cultural Gonçalves Dias.
  Ferreira Gullar, é considerado o maior poeta do Brasil. E durante suas seis décadas de produção artística, passou por todos os acontecimentos mais importantes da poesia brasileira e participou deles. Como por exemplo, o movimento de poesia concreta, sendo extremamente inovador, gravando seus poemas em placas de madeira, no Rio de Janeiro.


Prêmios e conquistas:
  * Ganhou o ''concurso de poesia'' promovido pelo Jornal de Letras com seu poema "O Galo" em 1950.
  * Os prêmios Molière, o Saci e outros prêmios do teatro em 1966 como ''Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come'', que é considerada uma ''obra prima'' do teatro moderno brasileiro.
  * Em 2002, foi indicado por nove professores dos EUA, do Brasil e de Portugal para o Premio Nobel de Literatura.
  * Em 2007, seu livro ''Resmungos''' ganhou o ''Prêmio Jabuti'' de melhor livro de ficção do ano. O livro, editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, reúne crônicas publicadas no jornal Folha de S. Paulo no ano de 2005.
  * Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.
  * Recebeu o ''Prêmio Camões'' em 2010.
  * Em 15 de outubro de 2010, foi contemplado com o título de ''Doutor Honoris causa'', na Faculdade de Letras da UFRJ.
  * Em Imperatriz, ganhou em sua homenagem o teatro Ferreira Gullar.
  * Em 1999 inaugurada em São Luís, a Avenida Ferreira Gullar
  * Em 20 de outubro de 2011, ganhou o Prêmio Jabuti com o livro de poesia ''Em Alguma Parte Alguma'', que foi considerado "O Livro do Ano" de ficção.
Ferreira Gullar.

Por: Jessica Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário